Emergência e Urgência


Necessitar de atendimentos médicos, seja por qual motivo for, já é suficiente para ficarmos fragilizados. Para tentar amenizar essa situação, o compromisso do São Joaquim Hospital e Maternidade, através de sua Unidade de Emergência, é a realização do atendimento inicial humanizado e eficaz, com profissionais e tecnologia que garantem tranquilidade e confiança aos pacientes e às suas famílias.

A Emergência do São Joaquim destina-se ao atendimento inicial das situações médicas caracterizadas como emergência e urgência. Equipes multidisciplinares formadas por profissionais das áreas de clínica geral, cirurgia geral e enfermagem trabalham em regime de plantão 24h. Por meio de um sistema ágil e totalmente integrado com as demais áreas do São Joaquim, o paciente é classificado conforme sua gravidade clínica e tem acesso à avaliação médica, exames e internação sempre que necessário.

Além da equipe de emergencialistas clínicos e pediátricos, há também um cirurgião geral, um intensivista, um G.O e um ortopedista, com uma Unidade de Hemodinâmica anexa ao plantão, o que torna o São Joaquim o centro de referência em atendimento cardiológico em toda e região.

Além disso, os atendimentos dos casos mais graves são feitos mediante protocolos de atendimento internacionalmente aceitos, tais como o protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), SEPSE, entre outros.

Outro diferencial da Unidade de Emergência é o sistema de acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento, confira: