Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Distanciamento social: O que é e como respeitá-lo

27/07/2020 16:57 | Última atualização 27/07/2020 16:57
Distanciamento social: O que é e como respeitá-lo

​Desde que o novo coronavirus (Covid-19) invadiu as nossas vidas, somos bombardeados com informações sobre como nos proteger e evitar a contaminação pelo vírus - que vai do uso de uma simples máscara de tecido até tratamentos com remédios milagrosos sem eficácia comprovada.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) e, até o momento, já matou mais de 600 mil pessoas e infectou mais de 14 milhões em todo o mundo. O Brasil já tem mais de 2 milhões de casos confirmados pelas autoridades de saúde e mais de 80 mil mortes.

Os números assustam, mas de acordo com o Dr. Daniel Martiniano Haber, médico e diretor-presidente da Unimed Franca, alguns cuidados podem ser tomados para evitar o contágio. “Usar máscaras de proteção facial; lavar as mãos com água e sabonete sempre que possível ou usar álcool em gel; não tocar olhos, boca e nariz; cobrir a boca e o nariz com o antebraço quando for espirrar ou tossir; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência são medidas importantíssimas e que precisamos adotar para o bem de todos”, explica.

Além disso, médicos e pesquisadores do mundo todo são enfáticos ao afirmar que praticar o distanciamento social é uma das formas mais eficazes para se proteger. Mas você sabe o que é “distanciamento social” e qual sua real importância durante a pandemia do novo coronavirus?

O distanciamento social é um conjunto de medidas adotadas para o afastamento das pessoas com o objetivo de evitar a propagação de uma doença facilmente transmitida, principalmente aquelas doenças que podem causar epidemias. Em uma situação de distanciamento social recomenda-se que as pessoas saiam de casa somente para atividades extremamente necessárias, como ir ao médico, por exemplo.

Portanto, quando precisar de atendimento médico, alguns cuidados são muito bem vindos, como evitar levar acompanhantes às consultas (exceto pacientes crianças ou

idosos) e procurar não chegar muito cedo ao consultório para não haver espera. Caso apresente sintomas leves de Covid-19, a melhor opção é utilizar os serviços do Pronto Socorro Online para ser atendido por telemedicina e não ter que ir à Unidade de Emergência e se colocar em risco sem necessidade – evitar acompanhantes quando possível também é recomendado. Se tiver dúvidas sobre sintomas, basta entrar em contato com o Unimed Orienta pelo telefone 0800 940 1977

Ainda de acordo com Haber, agora, durante a pandemia de Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos internacionais defendem o distanciamento social como uma das medidas mais importantes para evitar a propagação do vírus. “Essa medida se mostrou efetiva em alguns locais do mundo e foi excelente, por exemplo, para frear o número de casos em Wuhan, na China, onde os primeiros casos da doença foram identificados”, diz.

Quando você pratica o distanciamento social, está protegendo também outras pessoas. Mas você realmente sabe como fazer isso? Siga algumas dicas:

· Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social.

· Evite abraços, beijos e apertos de mãos.

· Não compartilhe objetos de uso pessoal.

· Evite circulação desnecessária nas ruas, restaurantes, bares, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas

Fonte: Fonte: Marketing & Comunicação

Selo ONA3
PALC