Unimed Franca e São Joaquim Hospital e Maternidade são, novamente, destaque nacional

Cooperativa apresenta casos de sucesso no Encontro Nacional Unimed de Recursos Próprios

A Unimed Franca foi, mais uma vez, destaque nacional e modelo para todas as Unimeds do Estado de São Paulo e do Brasil. A Cooperativa francana foi reconhecida, durante o Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios e da III Jornada Nacional Unimed de Enfermagem, realizados em São Paulo entre os dias 7 e 9 de maio, pela excelência dos serviços. O evento contou com a participação de aproximadamente 500 dirigentes e técnicos de Unimeds de todo o Brasil.

Além da verticalização das operadoras de planos de saúde, o Encontro e a Jornada trataram de temas como humanização dos hospitais e clínicas; troca de informações sobre gestão e programas implantados; tecnologia; hotelaria hospitalar; qualidade e operacionalização dos recursos no Sistema Unimed. No total, o evento teve 80 trabalhos inscritos, enviados pela Unimeds do Brasil. Franca foi reconhecida em três dessas categorias, em todos os casos com expressivos elogios à eficiência e qualidade dos serviços prestados.

A Unimed Brasil reconheceu, primeiro, o fato de a Unimed Franca possuir um hospital próprio Acreditado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Além do São Joaquim Hospital e Maternidade, apenas outros oito hospitais do Sistema Unimed receberam a honraria. Além disso, a certificação do Laboratório de Análises Clínicas também foi reconhecida.

“Podemos dizer hoje que, sem falsa modéstia, somos uma referência importante dentro do Sistema Unimed e que adotamos práticas e procedimentos que estão entre as mais modernas e eficientes do nosso setor. A participação nestes eventos só demonstrou, com ainda mais força, essa realidade”, enfatiza Elson Rodrigues, presidente da Unimed Franca.

Case

Dois cases de Franca foram apresentados durante o Encontro. O primeiro relatou as experiências da equipe de enfermeiros na implantação do protocolo de AVE (Acidente Vascular Encefálico) e foi apresentado pela gestora de enfermagem Roberta Cazarini Gomes.

Outra prática de sucesso apresentada pela Unimed Franca e premiada foi “O Atendimento Pré-Hospitalar como recurso próprio. Um negócio que dá certo.” A Unimed Franca foi uma das 11 Singulares escolhidas para demonstrar seus cases de sucesso, motivo de orgulho para Dr. Paulo Sérgio Faleiros, responsável pela apresentação. “Muito me orgulha fazer parte desta instituição. Além disto, a oportunidade para fazer troca de experiência é ímpar aliada a possibilidade de aplicação e ampliação do trabalho realizado internamente.”

Para receber as homenagens, estiveram presentem no evento toda a diretoria da Unimed Franca, composta pelo presidente Elson Rodrigues, além de Paulo Sérgio Falleiros, Carlos Waldemar e Marco Aurélio Dainezi. Outros presentes foram Nilson Salomão, gestor médico da Medicina Preventiva e Unilar e os gestores do São Joaquim Hospital e Maternidade Roberta Cazarini, Dinazê Américo, Laila Mellem e Mauro Carneiro.

O evento

Além do reconhecimento das boas práticas observadas em singulares de todo o País, o evento destacou-se por demonstrar o compromisso da Central Nacional Unimed com a disseminação dos recursos e serviços próprios no Sistema Unimed. Segundo Mohamad Akl, presidente nacional da Operadora, os recursos e serviços próprios “são a chave para o equilíbrio financeiro das Unimeds, uma vez que há, cada vez mais, um descasamento entre custos da medicina suplementar e os preços que nos permitem cobrar por nossos serviços”.

Já a Jornada da Enfermagem enfocou temas que fazem a diferença no dia-a-dia de recursos próprios, como a preocupação em tornar a amamentação mais prazerosa; o controle informatizado para gestão de estoque de enxoval; o gerenciamento de custos em centro de esterilização, e a análise e qualificação de fornecedor.

Além disso, o evento também foi marcado por uma série de mesas redondas que discutiram temas como a Gestão Estratégica da Operadora de Planos de Saúde; Arquitetura Hospitalar; Certificação na Área de Saúde e Auditoria. Houve ainda uma série de palestras sobre temas de interesse para a área médica.

Imprimir esse Post Imprimir esse Post