Equipe Multidisciplinar

O São Joaquim Hospital e Maternidade conta com uma equipe multidisciplinar para acolher seus clientes.São mais de 280 médicos atendendo em 42 especialidades diferentes, além das sub-especialidades como nutrólogos e fisiatras. Contamos ainda com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagens, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social e psicólogas, todos altamente profissionais e capacitados para oferecer um atendimento acolhedor e seguro aos nossos clientes.


Serviço Social e Psicologia


O trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e Psicologia do São Joaquim Hospital e Maternidade busca promover a humanização do atendimento, facilitar a adaptação de pacientes e colaboradores ao contexto hospitalar, identificar aspectos para a melhoria da qualidade do atendimento e atuar nas áreas específicas desta equipe multiprofissional.


O exercício profissional do assistente social tem como objetivo uma ação investigativa e interventiva, estando voltada para a melhoria das condições de vida da população usuária dos serviços hospitalares. Desta forma, sua ação é permeada por atividades que se traduzem no acolhimento aos usuários, familiares ou colaterais nas circunstancias de urgência/emergência, ambulatorial, internação, alta, humanização, trabalho em equipe, mediação, encaminhamento para recursos de suporte e avaliação do grau de satisfação do cliente.


A atuação do psicólogo hospitalar objetiva auxiliar no enfrentamento do processo de adoecimento e dar oportunidade para que o paciente e seus familiares expressem suas emoções, descubram a melhor maneira de lidar com as limitações impostas pela doença/hospitalização, deem significado à sua doença dentro do contexto de vida e trabalhem questões emergenciais. Sua participação na equipe de assistência multiprofissional também promove a integração de pacientes e acompanhantes com a equipe por meio da comunicação clara efetiva de suas dúvidas ou dificuldades.


Portanto, com a interação das especialidades descritas é possível, sem dúvida, promover um atendimento diferenciado no contexto hospitalar, buscando a excelência e humanização do atendimento.


A equipe é composta por duas psicólogas hospitalares e uma assistente social que atua em todas as unidades do hospital: clínica, cirúrgica, maternidade, pediatria, centro cirúrgico, CTI adulto e infantil, unidade de emergência e quimioterapia.


Ligia Peres Tozati – psicóloga hospitalar

Karen Danielle Secani da Cunha – psicóloga hospitalar

Elisandra Gomes da Silva – assistente social