Acreditação


A busca pela Qualidade é uma das marcas do São Joaquim Hospital e Maternidade.
Assim, como forma de certificar essa preocupação e garantir aos nossos clientes o melhor atendimento, a instituição adere, desde 2003, à Acreditação Hospitalar, que consiste em um s istema de avaliação e certificação dos processos médicos e administrativos de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado, que utiliza como base padrões e normas pré-estabelecidas pelas instituições ligadas a Medicina no Brasil e no mundo.

Justamente por ser realizado de forma voluntária, o processo de Acreditação revela a responsabilidade e o comprometimento da direção dos colaboradores do Hospital com a segurança e a qualidade do atendimento.

A responsável pela Acreditação é a Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental que tem como parcerias a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Saúde. A ONA é a responsável por promover este tipo de metodologia, concedendo um selo de Qualidade para os hospitais que se destacam tanto pela segurança quanto pela qualidade dos serviços que prestam.

Para receber o selo de Qualidade, são necessárias avaliações periódicas que confirmem as boas práticas. No São Joaquim, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) é a Instituição Certificadora credenciada pela ONA responsável pelas vistorias e pela certificação.

As entidades aprovadas no processo podem receber três diferentes graus de aprovação. A certificação ocorre através de níveis de desenvolvimento e o prazo de validade dos certificados é de dois anos para os níveis 1 e 2, e de três anos para o nível 3. Terminado o prazo, a instituição decide se vai continuar ou não no processo.

O São Joaquim Hospital e Maternidade possui o nível 3 de Acreditação, ou seja, a Acreditação com Excelência e está trabalhando para manter, desenvolver e melhorar continuamente todos os serviços prestados aos clientes internos e externos da instituição, além de ter vencido por duas vezes o Prêmio Johnson & Johnson de Administração Hospitalar, um dos mais importantes da área hospitalar brasileira.

Saiba mais sobre os níveis de Acreditação:


Nível 1 – Acreditado

Concedido quando a instituição hospitalar conta com instalações adequadas, uma equipe capacitada e atende aos requisitos formais e técnicos para a segurança dos processos assistenciais, para o paciente e para os profissionais. A palavra chave é segurança.

Nível 2 – Acreditado Pleno

A instituição cumpre os requisitos do nível 1 e utiliza uma lógica de processos, protocolos clínicos e toda uma estratégia de padronização dos processos assistenciais, administrativos e gerenciais. Exige que o hospital possua manuais de normas, rotinas e procedimentos padronizados, atualizados, disponíveis e aplicados. Programa de capacitação e educação continuada, com evidência de melhorias. Grupos de trabalho para a melhoria dos processos e integração institucional. Estatísticas baseadas para tomada de decisões.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

Além de ser segura com processos padronizados, a instituição apresenta também ciclos de melhoria com impactos sistêmicos e uma gestão voltada para excelência, ou seja, ela tem estratégias de benchmarking, indicadores comparativos de desempenho, processos de ciclos de melhoria nos quais se observa tendência e resultados positivos e sistema de análise da satisfação de clientes internos e externos.