CCIH


A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) tem como objetivo controlar, reduzir os riscos e tratar as complicações das infecções relacionadas à Assistência à Saúde dos clientes e colaboradores do São Joaquim Hospital e Maternidade. Dessa forma, a Comissão colabora de forma essencial para o cumprimento de uma das metas do Hospital, que é ser referência regional no diagnóstico, prevenção e tratamento das infecções hospitalares com visão no controle ambiental e na educação continuada dos nossos colaboradores.

Entre as diversas competências da CCIH estão estabelecer diretrizes para desenvolvimento do programa de controle de infecção hospitalar, bem como elaborar planos de ação e estabelecer estratégias de atuação para controle das infecções e instituir, rever e atualizar normas que visem à uniformização de medidas para a prevenção, controle e tratamento das mesmas.

A CCIH cuida ainda do planejamento para estudos e pesquisas epidemiológicas, bem como analisa periodicamente a situação de infecção hospitalar em cada um dos setores do São Joaquim.

Por fim, a Comissão é a responsável por fazer projetos de adequações físicas em locais que favoreçam o desenvolvimento das infecções, da mesma forma que organiza, em conjunto com o Núcleo de Epidemiologia e o Centro de Imunizações, medidas cabíveis para a prevenção e controle de doenças infecciosas, além de receber do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho a comunicação sobre ocorrência de infecções no corpo funcional.

Em suma, a CCIH é a garantia para o paciente e para o corpo médico que todas as normas nacionais, regionais e internacionais de combate à infecção hospitalar estão sendo seguidas. É a segurança por trás de todos os atendimentos realizados no São Joaquim.